quinta-feira, 8 de abril de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Máximo Divisor Comum

DICA DO CURSO PARA VESTIBULINHOS

1. Tem-se três rolos de fios de eletricidade. Sabe-se que um mede 10 metros, o outro 12 metros e o terceiro, 16 metros. Quantos pedaços do maior tamanho possível podem ser obtidos? Qual a medida?
2. Uma costureira tem 4 peças de fita. A peça amarela mede 20 metros, a peça azul mede 25 metros, a peça vermelha mede 30 metros e a peça verde mede 40 metros. Determine em quantos pedaços as peças podem ser divididas, de igual medida e do maior tamanho possível. Qual será o tamanho de cada pedaço?
3. Em uma loja há três peças de tecido para bordado. A primeira peça mede 9 metros, a segunda 15 metros e a terceira, 24 metros. Quer-se dividir as peças em pedaços de igual medida e do máximo tamanho possível. Pergunta-se: quanto medirá cada pedaço e quantos pedaços serão?
4. Há em um armazém 5 rolos de barbante, cujas medidas são, respectivamente, 10, 20, 30, 40 e 50 metros. Quer-se dividir os rolos em pedaços de mesma medida, do maior tamanho possível. Quanto deve medir cada pedaço? Quantos pedaços serão?
5. Em um determinado loteamento há três terrenos consecutivos, cujas frentes medem, respectivamente, 100, 120 e 150 metros. Quer-se refazer o loteamento, de modo de as frentes dos novos terrenos tenham a mesma medida, do maior tamanho possível. Quantos terrenos serão? Quanto medirá a frente de cada um?