segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Composição de Movimentos

DICA DO CURSO PARA VESTIBULINHOS
1. Um barco move-se em um rio com velocidade constante de 5 m/s. Nesse ponto do rio a velocidade da correnteza é de 3 m/s. Determine a velocidade resultante, sabendo que o barco movimenta-se no mesmo sentido da correnteza.
2. Uma lancha desloca-se em um rio com velocidade constante de 8 m/s. Sabe-se que nesse ponto do rio a velocidade da correnteza é de 4 m/s. Tendo a informação de que o barco move-se em sentido contrário ao da correnteza, determine a velocidade resultante.
3. Um barco, cuja velocidade é de 6 m/s, desloca-se em um rio cuja correnteza tem velocidade de 2 m/s. Sabendo que o barco movimenta-se a favor da correnteza, determine o tempo necessário para que percorra 2000 metros.
4. Um barco, deslocando-se contrariamente à correnteza, tem velocidade de 9 m/s, em um ponto do rio em que a velocidade da correnteza é de 4 m/s. Determine, nessas condições, qual o tempo necessário para que esse barco percorra a distância de 1 km.
5. Considere uma lancha capaz de desenvolver a velocidade de 12 m/s. Considere também que a mesma lancha percorre um determinado rio em sentido contrário ao da correnteza, cuja velocidade corresponde a 5 m/s. Sabendo que a lancha desloca-se durante 2 minutos, determine a distância que percorre.
6. Se um barco, deslocando-se a favor da correnteza, percorre um rio durante 5 minutos, qual a distância que percorre? DADOS - velocidade do barco: 10 m/s; velocidade da correnteza: 3 m/s.
7. Determinar a velocidade da correnteza em um rio que é percorrido por uma lancha (cuja velocidade é de 10 m/s), a favor da correnteza, sabendo que a lancha, em 100 segundos, percorre 1500 metros.
8. Qual a distância percorrida por um barco que, movimentando-se contrariamente ao sentido da correnteza, desloca-se durante 2 muinutos? Dar a resposta em quilômetros. Considere - velocidade do barco = 8 m/s; velocidade da correnteza = 3 m/s.