quarta-feira, 28 de abril de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.)

DICA DO CURSO PARA VESTIBULINHOS

1. Três campainhas tocam respectivamente a cada 5, 6 e 8 minutos. Se em um determinado momento as três tocaram juntas, quanto tempo depois voltarão a tocar simultaneamente?
2. Quatro navios saem juntos de um determinado porto. Sabe-se que o primeiro faz seu percurso em 10 dias, o segundo em 12 dias, o terceiro em 15 dias e o quarto em 18 dias. Se em um determinado dia os quatro deixaram o porto, após quanto tempo voltarão a partir em conjunto?
3. Em uma torre há duas lâmpadas: a vermelha pisca a cada 5 segundos, enquanto que a amarela pisca a cada 8 segundos. Sabendo que em um determinado instante as duas piscaram juntas, após quanto tempo isso voltará a acontecer?
4. Em uma árvore de natal foram usados três conjuntos de lâmpadas. Sabe-se que o primeiro conjunto pisca a cada 3 segundos, o segundo a cada 4 segundos e o terceiro a cada 7 segundos. Se em um determinado momento os três conjuntos piscaram simultaneamente, quanto tempo levará para que isso volte a ocorrer?
5. Três atletas estão treinando em uma pista, executando suas trajetórias com velocidade constante. O primeiro atleta completa uma volta a cada 50 segundos, o segundo atleta a cada 54 segundos e o terceiro a cada 60 segundos. Sabendo que em um determinado instante os três estiveram lado a lado na pista, após quanto tempo voltarão a estar juntos?