terça-feira, 6 de abril de 2010

História Geral: Periodização Tradicional da História Grega na Antiguidade

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO
PERÍODO HOMÉRICO (c. 1700 até 800 a.C.) - Período mais antigo da História Grega, no qual as diferenças sociais eram relativamente pequenas. A família e/ou o clã formavam a base da sociedade. A terra era ocupada comunitariamente, praticando-se o cultivo de videiras, oliveiras e cereais. Além disso, havia artesanato para atender às necessidades locais. A escravidão era inexpressiva. Assinala-se o fim do período homérico quando passa ocorrer o fracionamento da terra, em lugar da propriedade coletiva. Com isso, a divisão social  tornou-se mais nítida. Os aglomerados urbanos, que deram origem às cidades-Estados, começaram a formar-se nesse momento.
PERÍODO ARCAICO (800 - 500 a.C.) - Gradualmente, as cidades-Estados alcançam desenvolvimento. Como a terra originalmente ocupada pelos gregos já não era suficiente para atender à população crescente, grupos de agricultores deixaram a Grécia para fundar colônias distantes, tais como Siracusa, Agrigento, Marselha e muitas outras (Magna Grécia). Ainda no Período Arcaico tem-se o nascimento da Filosofia.
PERÍODO CLÁSSICO (500 - 338 a.C.) - Nessa fase a Grécia chegou ao seu máximo desenvolvimento, nas mais diversas áreas. Ocorreram as Guerras Médicas (contra os persas) e o surgimento da prática da democracia em Atenas. O trabalho agrícola tornou-se, em grande parte, uma atividade de escravos, que geralmente eram inimigos derrotados em guerra. Foi também no Período Clássico que aconteceu a Guerra do Peloponeso, envolvendo Atenas, Esparta e os aliados dessas duas cidades-Estados. Militarmente, Esparta venceu, mas a guerra enfraqueceu a Grécia, facilitando o domínio macedônico que viria a seguir.
PERÍODO HELENÍSTICO (338 - 30 a.C.) - Filipe, rei da Macedônia, dominou a Grécia, que se achava dividida por disputas internas entre as cidades-Estados. Seu filho e sucessor, Alexandre, manteve a Grécia sob seu domínio e empreendeu novas conquistas: venceu a Pérsia e o Egito, dominou a Mesopotâmia e chegou a alcançar a Índia. Sendo um apaixonado da cultura grega, Alexandre promoveu sua divulgação por onde quer que passasse. Desse modo, surgiu uma fusão entre a cultura grega e elementos culturais do oriente, à qual denomina-se helenismo.